Implantes Hormonais

Protocolos de tratamento visando a regulação hormonal de forma segura e eficaz. Hormônios são fundamentais para uma vida saudável, alegre e para o bom funcionamento do nosso corpo; e uma queda hormonal importante, seja transitória ou definitiva, é responsável por vários sintomas indesejados, que são atenuados ou totalmente revertidos com uma reposição hormonal adequada.

Implantes hormonais

Como sei se os implantes hormonais são seguros?

Uma das formas mais eficientes e seguras de realizar o tratamento de disfunções hormonais é a partir do uso dos implantes hormonais isomoleculares. Eles oferecem diversos benefícios ao corpo, como melhora de sintomas ginecológicos (cólicas menstruais, TPM, endometriose, adenomiose), aumento de massa magra, redução de gordura corporal, redução dos sintomas da menopausa e andropausa, melhora de sintomas depressivos, melhora de energia e disposição,  aumento da libido e disposição sexual, entre outros.

Quais são os tipos de implantes hormonais e quanto tempo dura os implantes hormonais?

Atualmente, existem dois tipos principais de implantes hormonais, ambos implantados no subcutâneo com anestesia local, que são os inabsorvíveis e os absorvíveis
.  Os implantes inabsorvíveis são tubos de silicone e possuem a duração de até um 1 ano. Já os implantes absorvíveis possui uma duração de 4 a 6 meses, e a sua grande vantagem é que ele é totalmente reabsorvido pelo organismo, não precisando de intervenções cirúrgicas para removê-lo.

Quais benefícios dos implantas hormonais para as mulheres?

Entre os hormônios que são administrados, estão o estradiol, a testosterona e a gestrinona. Em mulheres pós-menopausa, o estradiol é o hormônio mais utilizado, porém, em um boa porcentagem de casos, também há necessidade de reposição de testosterona em baixas doses. Já a gestrinona, apesar de ser conhecida como “chip da beleza”, não deve ser utilizada com finalidades estéticas. Trata-se de uma opção de tratamento para mulheres com doenças ginecológicas que cursam com predominância estrogênica, como TPM e síndrome disfórica menstrual, endometriose, adenomiose, miomas uterinos, e doença fibrocística mamária.

Quais benefícios dos implantes hormonais para os homens?

O tratamento hormonal também é recomendado para homens, que são acometidos por disfunções hormonais. Aliás, o implante de testosterona é a maneira mais segura e saudável para a estabilização dos níveis desse hormônio masculino no organismo, sendo uma das principais opções de tratamento para casos de hipogonadismo, seja transitório ou definitivo, como na andropausa.